05/01/2021

Formatação de franquias

Formatação de franquias é um método que consiste em preparar a sua empresa para a concessão de franquias de forma legalizada e profissional.

Deve ser desenvolvida por empresas de consultoria especializadas em Franchising, a partir de uma metodologia que consiste em “mergulhar a fundo” na empresa do cliente para levantamento financeiro, administrativo e operacional da empresa.

A partir desses levantamentos, é elaborada a metodologia de Formatação da Franquia, que consiste em Manualizar processos e produzir instrumentos contratuais de acordo com o que é exigido pela legislação brasileira que rege o setor.

O franchising cresce continuamente no Brasil. De acordo com dados da ABF, em 2018, o mercado movimentou cerca de R$174,8 bilhões de reais, registrando um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. Ao passo que os números aumentam e o mercado se demonstra cada vez mais lucrativo, há mais interesse de investidores no formato. É esse interesse que sustenta o mercado. Afinal de contas, ele viabiliza a abertura de franqueadoras e de novas unidades a partir de redes já existentes.

Apostar na formatação de uma rede de franquias ou na instalação de uma unidade é algo bastante atraente. O mercado de franquias já afirmou seu potencial, consolidando-se como opção acessível e certeira para a expansão de negócios.

Mas, assim como toda escolha, existem vantagens e desvantagens ao optar por esse caminho. O franqueador encontrará uma forma muito mais prática de ampliar a atividade da sua empresa. No entanto, dependerá da eficiência e da confiança de bons franqueados. Esses, por sua vez, não terão a flexibilidade que teriam ao gerir um negócio próprio. Porém, estarão investindo em uma proposta que já deu certo. No final das contas, para que o franchising seja realmente a opção certa para o gestor, sua pretensão deve ser compatível ao funcionamento do formato.

A seguir, exemplificaremos de forma mais detalhada quais são as vantagens e desvantagens de franquias, tanto para franqueadores, quanto para franqueados. Ao final do texto, faça uma autoanálise: o franchising é o mercado para mim?

Formatação de franquias

Formatação de franquias é um método que consiste em preparar a sua empresa para...

Formatação de franquias

Formatação de franquias é um método que consiste em preparar a sua empresa para...

Formatação de franquias

Formatação de franquias é um método que consiste em preparar a sua empresa para...