05/01/2021

Qual a diferença entra a gestão omnichannel e a gestão multichannel?

A gestão omnichannel está em alta. Por isso, vamos te mostrar qual a lógica de cada uma e o que a diferencia da gestão multichannel (multi canais)

Então vamos lá:

A estratégia de multi canais é quando a empresa se esforça para estar em todos os canais utilizados pelos clientes, seja para atendimento ou compra. Ter loja física e loja online, realizar vendas em apps de marketplace, ter atendimento pelo site, pelo WhatsApp. Quando você incorpora vários canais para o contato do cliente, você atua na estratégia multi Channel. Hoje, é indispensável levar o seu negócio para todas as plataformas possíveis.

A estratégia de omni canais é um passo além do multi channel. Ela é baseada em colocar o cliente no centro. Todas as ações são pensadas na melhor experiência para o cliente. Não basta ter vários canais de atendimento e vendas se eles não se integrarem. A empresa opta por “dificultar” seus processos para facilitar o lado do cliente.

Vamos imaginar um cenário: você comprou uma roupa na loja online e deseja trocar por uma que você viu na loja física. Mas chegando lá, eles dizem que você só pode trocar na loja online. Isso é o exemplo de uma empresa multi channel. Embora eles tenham vários canais, eles não se interligam, usando as vezes, transtorno para o cliente.

Se essa empresa fosse omnichannel, a loja física efetuaria a loja online. Isso geraria mais esforço para as lojas, mas com certeza a experiência do cliente seria muito melhor.

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